Sobre

A Alma é uma marca de objetos cerâmicos para cozinheirxs que nasceu da vontade de fazer com que os rituais cotidianos tivessem um significado único.

A gente acredita

A gente acredita em um mundo melhor: mais sustentável, amigável e de coração – e queremos construir junto com chefs e cozinheires experiências gastronômicas únicas.
Produzimos com mínimo desperdício, reciclando toda a argila que sobra do processo de construção de cada peça. Todos os objetos são feitos à mão, pensados em sua singularidade. Cada peça recebe o nome de uma mulher importante na história do studio e na vida da Marina, idealizadora da Alma. Assim, acreditamos que cada uma delas tem uma história, cada uma tem sua alma.

A gente ensina

A Alma é também uma escola, com cursos de introdução a cerâmica e aulas semanais para aprendizado contínuo em cerâmica manual e de torno. Para saber mais, clique aqui. Conta com uma sede inteira dedicada ao ensino da cerâmica, em um charmoso e moderno prédio também localizado no bairro Santa Cecília em Porto Alegre. Um espaço acolhedor e pensado com todo carinho em um ambiente tranquilo e propício para as técnicas manuais.

Ainda no universo do aprendizado, realizamos expedições ao redor do mundo com foco em cerâmica, arte, design e gastronomia. Quer viajar com a gente? Saiba mais.

O studio de produção

Localizado em um charmoso galpão no bairro Santa Cecília, em Porto Alegre/RS, o nosso studio de produção conta com toda a estrutura necessária para a fabricação das nossas peças in loco. Dois fornos de alta temperatura (que carinhosamente batizamos de Whoopi Goldberg e Demi Moore), estação de trabalho para abertura de placas, torno, acabamento, esmaltação, embalagem, expedição. Além de escritório e um espaço para reuniões.

A ceramista

Marina Carvalho trocou o tempo do dia trabalhando em uma grande empresa de moda pelo tempo da argila. Colocar em prática o slow design através de um fazer tão ancestral como a cerâmica fez com que a designer se reconectasse consigo mesma. Após uma temporada em NYC, trabalhando em alguns dos principais studios de cerâmica utilitária contemporânea, como Jono Pandolfi, Franca NYC e BDB NY, voltou com a vontade de empreender, tendo como essência a sustentabilidade, aliada ao design minimalista e orgânico.
A vontade de ensinar sempre existiu e não demorou para acontecer dentro da Alma, onde Marina leciona workshops de introdução a cerâmica, sugerindo uma imersão no mundo da cerâmica. Para quem procura um modelo mais aprofundado, um programa contínuo no formato de aulas semanais regulares também é oferecido.
Marina é também uma das sócias da Greta Clube de Cerâmica, coworking e loja de materiais de cerâmica situado na cidade de Porto Alegre.